Home > Blog > Arruda Bastos: Baturité e sua tradição de bons gestores

Arruda Bastos: Baturité e sua tradição de bons gestores

No nosso Ceará, o município de Baturité é reconhecido por ter uma tradição de bons exemplos em gestão pública. Para ser fidedigno, escrever com conhecimento de causa e com as teias do meu coração, procurei rebuscar inspiração nos recantos mais remotos da minha memória, nas reminiscências da minha infância e na vida familiar.

Recordo de várias figuras da vida pública da minha querida cidade, mas como não posso em um breve artigo citar todos, vou, aproveitando o momento político atual, puxando “a brasa para minha sardinha”, dissertar, ainda que superficialmente, sobre cinco figuras que marcaram muito o nosso município.

A primeira e mais ilustre figura foi o personagem que mudou a vida de Baturité e até hoje é uma inspiração para todos nós: o Comendador Ananias Arruda (1886 – 1980). Ele era um homem de uma fé inabalável, de grande capacidade de trabalho, um visionário. Sempre se colocou a serviço da Igreja e dos mais pobres. Transformou, em todos os aspectos, o nosso município, sendo o divisor de águas entre um passado de atraso e de injustiça social e os pilares de uma nova Era. As grandes obras estruturantes da nossa cidade são do seu período à frente da prefeitura municipal: hospital, escolas, estradas, habitação, turismo e muito mais. Além do conceito da sua gestão, recordo do Comendador no seu cavalo branco, na sua casa na Avenida 7 de Setembro, onde hoje funciona o museu da Fundação Ananias Arruda, na inauguração da Via Sacra, na estátua de Nossa Senhora de Fátima e no Jornal “A Verdade”, idealizado e fundado por ele. Um verdadeiro exemplo de vida cristã, política e social.

Outro personagem que pelas suas qualidades de gestor, morais e intelectuais é reverenciado até os dias atuais é o saudoso Miguel Edgy Távora Arruda (1919 – 2010), o Capitão Edgy, como era conhecido. Militar Oficial do Exército Brasileiro, professor e jornalista, foi um homem muito além do seu tempo. Realizou uma gestão revolucionaria e exemplar. Dinamismo, integridade e competência eram os seus fortes. A educação, abastecimento de água, energia e urbanização foram os pontos altos do seu governo. Lembro-me da sua obstinação e seriedade no trato da coisa pública e da sua queda pelo cinema, leitura e história. Um exemplo de cidadão.

O terceiro vulto da nossa história política que quero referenciar é o conhecido “Prefeito dos pobres”, como ficou lembrado na nossa cidade. Olintho Távora Arruda (1925 – 2014), o Quelé, nome no seio familiar. Homem de grande experiência de vida e de luta, alicerçada na condição de ex-combatente da Segunda Guerra Mundial e nos exemplos do irmão, Edgy, do tio, Ananias e do pai, Raimundo Arruda. O êxito da sua gestão à frente do município se fundamentou no binômio “progresso – desenvolvimento social”. Foi um dos prefeitos que mais investiu na geração de empregos e na melhoria da vida dos mais pobres. Aficionado por esporte, radiodifusão e política, foi um dos responsáveis e incentivadores pelo meu amor por comunicação, vida pública e pelo Vozão (Ceará Sporting Clube).

Outro prefeito que por duas gestões marcou o nosso Baturité e que, para nossa alegria, está junto de nós, é o médico Dr. Ivo dos Santos Oliveira. Responsável pela primeira experiência brasileira de um programa de saúde da família, realizou uma gestão inovadora, pautada na seriedade e no compromisso com a população mais necessitada do nosso município. Ainda hoje é reconhecido pela honestidade e competência no seu desempenho à frente do Palácio entre Rios. É uma grande honra estarmos novamente juntos deste vocacionado médico e gestor exemplar em mais uma disputa política.

Para concluir, não poderia deixar de falar naquele do qual herdei muitos ensinamentos e o “Raimundo” e o “Arruda” do meu nome. Raimundo Arruda (1893 – 1990) foi o protótipo do legislador: vereador exemplar, sempre honrou o voto popular e, com muita justiça, tem seu nome eternizado na sede da Câmara Municipal do nosso Baturité. Ele me marcou muito pela sua história de vida. Vitimado por um acidente grave quando rapaz, teve uma perna amputada e um noivado desfeito como consequência. Tinha tudo para enveredar no caminho do desespero e depressão, mas, ao contrário, enfrentou a adversidade, encontrou seu amor verdadeiro, Noemy Távora, e escreveu sua linda história. É o patriarca de uma bela família de dez filhos, cinquenta e nove netos, cento e quarenta e três bisnetos, noventa e oito trinetos e um tetraneto.

Hoje, um grupo de valorosos cidadãos e partidos participam de um Movimento de União para soerguer nosso município. Isso é necessário, haja vista que ele se encontra em grande dificuldade. Temos sobre os nossos ombros a responsabilidade de honrar os bons exemplos de gestão citados anteriormente, acrescida da necessidade de transformar nosso Baturité e iniciar um grande salto inovador de uma moderna administração. Que Deus nos ilumine e que o nosso projeto, capitaneado por Assis Arruda, que detém todas as qualidades para comandar esse momento, seja vitorioso, com o apoio da grande maioria da nossa população.

*Arruda Bastos é médico, professor universitário, ex-secretário da saúde do Estado do Ceará e apaixonado por Baturité.

 

pab

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *