Home > Colunistas > Sergio Cunha: Marketing pessoal, a garantia do êxito

Sergio Cunha: Marketing pessoal, a garantia do êxito

Ser atraente é a capacidade de ser aceito  como uma personalidade com atributos de um vencedor em qualquer ambiente, seja ele qual for. Em um mundo competitivo, como o nosso, é preciso eliminar todas as características negativas que possam nos atrapalhar em nosso desempenho pessoal ou profissional. Se não for por natureza, o status de ser atraente é conquistado, primariamente, através do Marketing pessoal.

Marketing pessoal é uma ferramenta usada para promoção pessoal de modo a alcançar o sucesso. É uma estratégia usada para “vender” a sua imagem, e influenciar a forma como as outras pessoas olham para você.

Podemos dizer que a maneira de se apresentar perante o meio social é primordial para você, que almeja ter algum êxito em sua vida possa alcança-lo. Podemos, aqui, enumerar vários exemplos que  alguém já presenciou situações em que, apesar, de fazer tudo certo o individuo  que tinha a mesma função dentro de uma empresa e exercia as mesmas atividades ou responsabilidades foi promovido, conseguiu aumentos salariais e frequentemente é citado como exemplo, enquanto outro nem ao menos é lembrado, e às vezes sente-se desvalorizado e sem reconhecimento.

Com certeza é necessário dizer que o grande culpado por isso tudo pode ser você mesmo. Exceções à parte, o que provavelmente esteja ocorrendo é a falta de seu marketing pessoal.

Isto é muito interessante; Quando falamos de um produto, sabemos que existem esforços para que ele seja evidenciado, cobiçado e adquirido. São os esforços de marketing, que visam potencializar as vendas dos produtos, utilizando a divulgação através da promoção, propaganda, embalagem etc.

Deveremos imaginar que você são essas mercadorias e deverá está pronta para ser adquirida pelo mercado.

Naturalmente estou escrevendo, exclusivamente, para aqueles que almejam serem vencedores;
Então, o que devemos fazer para termos um bom marketing pessoal e sermos reconhecidos e valorizados, obtendo assim o sucesso e a realização profissional?

Não existem vencedores que não estejam sempre em evidencia, que não tenha qualidades destacáveis como a liderança, que é a capacidade de desenvolver habilidades de influenciar pessoas e ser um formador de opinião. Ser um líder é a situação que leva o individuo a começar a construir o êxito.

Com certeza você tem que ser o “Cara” e deverá  transmitir confiança aos seus chefes e companheiros de trabalho. Deve ser aquela pessoa que todos sabem que se algo precisa ser bem feito, tem que ser feito por você.

É Preciso saber o que está fazendo e porque está fazendo. Fuja de fazer apenas algo que mandam fazer, sem saber do que se trata. Diferencie-se, torne-se um especialista em suas atividades e o motivo para a execução delas.

Saiba trabalhar em equipe e administrar conflitos. Mesmo que você tenha mais habilidades em determinadas atividades, colabore para o desenvolvimento de seus colegas de trabalho. Afinal, uma equipe coesa produz mais, melhor e com maior satisfação.

Saiba valorizar seu trabalho e apresente bons resultados. Tenha uma boa visibilidade. Sempre que tiver oportunidade, além dos resultados apresente seus projetos e idéias, mesmo que informalmente.

Seja uma pessoa otimista e bem-humorada. Ninguém gosta de rabugentos, aqueles profissionais cuja presença faz murchar até o pequeno cacto ao lado da mesa. Pessoas otimistas e bem humoradas proporcionam um ambiente agradável e irradiam bem- estar a todos à sua volta.

Faça um bom planejamento de onde pretende chegar. Qual situação que almeja profissionalmente, e tenha paciência. Tudo acontecerá ao seu tempo desde que, obviamente, você direcione seus esforços para realizar-se, conforme o planejado.

E lembre-se: se estiver participando de um processo seletivo ou de seu primeiro emprego através de um estágio, saiba o que você pode oferecer para a empresa. Não vá para aprender, mas para contribuir. A empresa quer resultados e não é uma escola. Com certeza você aprenderá muito na organização e obterá excelentes experiências, mas isso deverá ser consequência de seu trabalho e não apenas um processo de aprendizado.

Sergio Cunha o Comentarista Simples e Objetivo

Sérgio Cunha
Radialista, escritor, membro da APCDEC (Associação da Crônica Esportiva do Estado do Ceará) e publicitário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *