Home > Destaque > Uma homenagem à memória de Audifax Rios

Uma homenagem à memória de Audifax Rios

Nesta quinta-feira, às 19 horas, a Câmara Municipal concederá a Medalha Boticário Ferreira, maior comenda dessa casa legislativa, ao artista plástico e escritor Audifax Rios, in memoriam. A solenidade acontecerá no plenário da Câmara e é uma iniciativa do vereador Dr. Portinho (PRTB).

Artista com rara habilidade, Audifax traduziu a beleza humana e a vida na palavra e no desenho, fazendo valer a sensibilidade única em favor de nós, seus admiradores, em mais de 50 anos de consagrada criação, sobressaindo-se originalidade de estética e temática. A vasta obra compreende as artes gráficas, a literatura, a pesquisa e a difusão da rica cultura cearense.

Audifax Rios é cearense de Santana do Acaraú. Trabalhou na extinta TV Ceará, em jornais e agências de propaganda. Artista plástico, fez duas dezenas de individuais (Brasília, Recife, Vaticano, Nova Canudos, Fortaleza) e participou de inúmeras coletivas e salões onde foi premiado (Novos, Abril, Unifor). Fez capas e ilustrações para mais de 150 obras, a maioria de autores cearenses. Escreveu Bar Peixe Frito (1978), Já fez a sua fezinha hoje? (1987), Gentes da Licânia (1989), Porto dos Viventes de Aroeiras (1993) e Iracemar (1996), além de participar de diversas antologias. Audifax Rios foi um dos maiores artistas plásticos do Ceará e um combatente das trincheiras de luta por Liberdade, Democracia e Direitos Sociais.

pab

2 thoughts on “Uma homenagem à memória de Audifax Rios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *