Home > Blog > Arruda Bastos: A solidariedade e a força da oração na cura das doenças do corpo e da alma

Arruda Bastos: A solidariedade e a força da oração na cura das doenças do corpo e da alma

Não existe nada mais característico da fragilidade humana que a doença. Para este termo encontramos inúmeras definições. Uma das mais simples é de que a doença representa um conjunto de sinais e sintomas que afetam o ser vivoalterando o seu estado normal de saúde. O vocábulo é de origem latina, em que “dolentia” significa “dor, padecimento”. Em geral, a doença é caracterizada como ausência de saúde, um estado que, ao atingir o indivíduo, provoca distúrbios das funções orgânicas, físicas e até mentais.

A solidariedade, por outro lado, é um sentimento de identificação em relação ao sofrimento dos nossos semelhantes. A palavra tem origem no francês “solidarité” e na maioria das vezes não significa apenas reconhecer a situação delicada de uma pessoa ou de um grupo social, mas também consiste no ato de ajudar, compartilhar a dor, o sofrimento, as angústias e as apreensões. É um dos mais belos sentimentos e é muito importante nos nossos momentos de dificuldade.

A oração, para os cristãos e de acordo com os escritos bíblicos do Novo Testamento, é a força que preserva os caminhos da fé (cf. At 1,14); ela abre as portas do céu para as graças de Deus (cf. Mc 11,24); liberta o homem do poder do mal (cf. Mc 9,29) e para quem crê na Bíblia, a oração pode fazer o impossível acontecer (cf. Mt 17,20). Nas dificuldades, nos momentos de sofrimento e na doença é fundamental a fé e a oração.

Diversos santos definiram, a partir da sua própria experiência, o que vem a ser a oração. Nos escritos de Santa Teresinha do Menino Jesus, encontramos que: “a oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado ao céu, um grito de reconhecimento e amor no meio da provação ou no meio da alegria”. Jesus disse no Evangelho de São Mateus que: “Tudo o que pedirdes com fé na oração, vós o alcançareis” (Mt 21,22). Deus sempre atende e diz Sim à oração.

A solidariedade e a oração são extremamente necessárias, especialmente nos casos graves e quando, apesar de toda assistência, não observamos melhora do estado de saúde ou até mesmo quando o médico olha nos nossos olhos e diz: “Meu amigo eu não posso mais te ajudar, tentei de tudo, mas não consigo resolver o problema”. Diante dessas situações devemos sempre olhar para o alto e, como Santa Terezinha do Menino Jesus, procurar na oração a energia que nosso ente querido necessita. Aquela força divina, o milagre através do poder da fé no Criador.

Deixo uma mensagem a todos aqueles que vivenciam em um ente querido as mesmas dificuldades que sinto com minha querida mãezinha de 93 anos, que está internada e com diversas fragilidades que a faixa etária impõe: Não devemos abrir mão do poder da fé e da oração, pois elas são os maiores amuletos nessa batalha pela restauração da saúde, e até mesmo, iluminam a equipe médica nas suas condutas.

Não podemos prometer que a cura sempre vai acontecer, que nosso familiar ou amigo vai ficar curado, isso depende sempre da nossa Fé, mas tenho certeza que vai aliviar bastante, seja qual for sua doença ou dificuldade. Sem mais demoras, vejam abaixo a oração de cura da qual estou falando. Transcrevo na íntegra a poderosa oração, que deve ser rezada com muita fé na intenção de alguém que necessita. A prece é simplesmente divina.

“Senhor dos Mundos, Excelso Criador de todas as coisas.

Venho à Tua soberana presença neste momento, para suplicar ajuda aos que estão sofrendo por doenças do corpo ou da mente.

Sabemos que as enfermidades nos favorecem momentos de reflexão, e de uma aproximação maior de Ti, pelos caminhos da dor e do silêncio.

Mas apelamos para tua misericórdia e pedimos: Estende Tua luminosa mão sobre os que se encontram doentes, sofrendo limitações, dores e incertezas.

Faz a fé e a confiança brotarem fortes em seus corações. Alivia suas dores e dá-lhes calma e paz.

Cura suas almas para que os corpos também se restabeleçam.

Dá-lhes alívio, consolação e acende a luz da esperança em seus corações, para que, amparados pela fé e a esperança, possam desenvolver o amor universal, porque esse é o caminho da felicidade e do bem-estar… é o caminho que nos leva a Ti.

Que a Tua paz esteja com todos nós.”

Agradeço antecipadamente a solidariedade e a oração de todos.

Arruda Bastos é Médico, professor Universitário, Escritor, Radialista, ex-secretário da Saúde do Estado do Ceará e um homem de Fé.

Arruda Bastos
Médico, professor universitário dos cursos de Medicina e Enfermagem, especialista em Gestão em Saúde e Saúde Pública, escritor, radialista, ex-Secretário da Saúde do Estado do Ceará e coordenador do Movimento Médicos pela Democracia.
http://www.portalarrudabastos.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *