Home > Colunistas > Luiz Cláudio: Ciro Gomes e a simbologia política – eleitoral dos seus 60 anos

Luiz Cláudio: Ciro Gomes e a simbologia política – eleitoral dos seus 60 anos

O presidenciável Ciro Gomes (PDT) fez sessenta anos, em clima de entusiasmo juvenil. Ciro Gomes tem compreensão da situação ímpar eleitoral de ser o candidato a presidente da República, com longevidade política, sem nenhuma mácula na sua vida de homem público. O pedetista pode ser candidato único do campo progressista brasileiro: PDT, PC do B e PSB.

O fim da polarização das últimas eleições presidenciais (1994-1998-2002-2006-2010-2014) entre o PT e o PSDB, e a provável não candidatura do ex-presidente Lula (PT), são um presente para o presidenciável Ciro Gomes, que pode ocupar o espaço principal no espectro ideológico de centro-esquerda no eleitorado brasileiro.

A direção nacional do PC do B começa a imitar a estratégia política-eleitoral da executiva nacional do PDT, que irá lançar o ex-ministro Ciro Gomes, como alternativa competitiva ao vazio político do lulismo-petista, na próxima eleição presidencial de 2018. Ciro Gomes vai tentar atrair algum membro do Partido Comunista do Brasil, para ser o seu companheiro numa chapa majoritária para a presidência: presidente e vice-presidente. O PSB deverá vir participar desse novo bloco partidário progressista, para  se tornar o maior partido de centro-esquerda no Congresso, como também para a manutenção do maior número de governadores eleitos e reeleitos, na nova esquerda democrática.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) vai aproveitar o colapso do campo político-eleitoral do PSDB e do PMDB, para a construção de uma retórica presidencial centrista, com o intuito de atrair o eleitorado moderado do anti-lulismo. Aos sessenta anos o cearense Ciro Gomes pode ser o novo líder da esquerda brasileira após o fim da Era Lula-Dilma-PT. O Partido dos Trabalhadores será o próximo aliado do pedetista Ciro Gomes ou seu principal adversário?

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa sociólogo e consultor político

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa
Sociólogo, escritor, consultor e analista político.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *