Home > Destaque > Médicos pela Democracia: Nota de pesar pelo falecimento do médico Aguiar Ramos

Médicos pela Democracia: Nota de pesar pelo falecimento do médico Aguiar Ramos

O Movimento Médicos pela Democracia vem manifestar seu pesar e sua solidariedade aos familiares, amigos e a todos os médicos cearenses devido ao falecimento de um dos seus mais ilustres representantes, o conceituado médico Dr. Aguiar Ramos.

Dr. Aguiar teve um passado de luta por uma saúde pública de qualidade e, em todos os cargos que ocupou, quer seja como gestor, ou como representante da nossa categoria, sempre teve uma atuação íntegra, destemida e voltada para os mais altos interesses da nossa população.

Desde sua criação em 1941, o Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará participa intensamente de lutas dos médicos. Só em 1964, na época do golpe militar, com sua Carta Sindical cassada, paralisou suas atividades por 10 anos. Dr. Aguiar se posicionou contra o ato da ditadura.

Como antes, após retornar às atividades, o Sindicato dos Médicos do Ceará sempre contou com o apoio irrestrito do Dr. Aguiar Ramos, tanto nas suas ações quanto nas reivindicações, inclusive nas épicas greves patrocinadas pelo Sindicato.

Terezinha Braga, que foi do Movimento de Resistência dos Médicos Residentes, lembra: “o Dr.Aguiar, quando ainda presidente do Centro Médico Cearense, foi para a Praça do Ferreira, por ocasião da nossa greve dos médicos residentes em 1979, para nos proteger de uma possível ação da polícia. Nossa gratidão e respeito.”

Mariano de Freitas, que foi Presidente do Diretório Acadêmico XII de Maio da Faculdade de Medicina e Presidente do Sindicato dos Médicos afirma: ” Dr. Aguiar Ramos foi, sem dúvida, um dos grandes formadores de cirurgiões do Ceará. Nosso querido Prof. AGUIAR é uma expressão da Medicina de nosso Estado. Ombreia-se com os fundadores da faculdade de Medicina da UFC”.

Dr. Aguiar, em reconhecimento à sua vida pública e profissional voltada para a defesa da classe, foi o primeiro a ser homenageado pelo Sindicato dos Médicos do Ceará com a Comenda Sindical Médica, uma das mais justas homenagens já realizadas.

Tentamos resgatar o acervo de discursos e fotos da homenagem recebida pelo nosso querido Dr. Aguiar para ilustrar nossa nota, mas a gestão do SIMEC apagou do seu site todo o passado da entidade, um desrespeito à história do Sindicato e de médicos homenageados.

Fica aqui registrado o nosso reconhecimento ao Prof. Aguiar pelo seu compromisso ético com a medicina, pela dedicação ao transmitir seus conhecimento aos jovens médicos e seus discipulos e por não só apoiar, mas ser uma referência de luta da categoria médica.

Aos familiares e amigos do Prof. Aguiar nossas mais sinceras saudações de pesar e de reconhecimento.

Movimento Médicos pela Democracia

pab

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *