Home > Colunistas > Luiz Cláudio: Deputada Gorete Pereira e o Partido da República secção Ceará | O Futuro do Partido Pr

Luiz Cláudio: Deputada Gorete Pereira e o Partido da República secção Ceará | O Futuro do Partido Pr

A deputada federal Gorete Pereira deverá ser a próxima presidente do Partido da República do estado do Ceará. Gorete Pereira deverá fazer o realinhamento do PR com o MDB do senador Eunício Oliveira, para depois adentrar ao bloco governista do governador Camilo Santana (PT). O bloco partidário PR-MDB deverá ser a nova base aliada do presidente Michel Temer que é aliada ao atual chefe do executivo estadual.

O senador Eunício Oliveira (MDB) não poupou esforço pessoal para trazer o Partido da República, para a sua zona de influência estadual. O Partido da República deverá ser estruturado pela nova engenharia política-eleitoral da aliança do governador Camilo Santana (PT) e do senador Eunício Oliveira (MDB), para as eleições de 2018, como também para um provável segundo mandato do próprio Camilo Santana. A deputada federal Gorete Pereira deverá ser reeleita para o seu quinto mandato (2019-2022), com apoio da máquina administrativa do Governo Estadual.

Os dissidentes do PR e os dissidentes do MDB deverão tentar ir para o Partido Progressista, nas próximas horas. O Partido Progressista tem interesse em aumentar o número de seus representantes na Câmara Federal, já contando com o aumento de seus deputados cearenses. O presidente nacional do PP, o senador Ciro Nogueira (PI), já é aliado fiel ao presidente Michel Temer (MDB), deverá apoiar o presidenciável tucano, o governador Geraldo Alckmin (SP), por isso não seria nenhuma surpresa a ida do PP para a frente partidária oposicionista ao governador Camilo Santana (PT).

A certeza da saída do Partido da República da oposição ao condomínio político-administrativo Cid Gomes e Camilo Santana. A incerteza da permanência do Partido Progressista na base governista local, em função dos rearranjos da política nacional na política cearense. O futuro do comando estadual do Democrata (DEM) será decidido nos próximos dias, após a definição da chapa majoritária (governador, vice-governador e senador) oposicionista a reeleição do governador Camilo Santana (PT).

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa sociólogo e consultor político

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa
Sociólogo, escritor, consultor e analista político.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *