Home > Blog > Ex-secretário da saúde do Ceará divulga nota de apoio à RIS e à Amanda Frota

Ex-secretário da saúde do Ceará divulga nota de apoio à RIS e à Amanda Frota

O ex-secretário da Saúde do Ceará, o médico Arruda Bastos, que em maio de 2013, durante a sua gestão, lançou a Residência Integrada em Saúde (RIS), lamenta, em nota, os últimos acontecimentos ocorridos na Escola de Saúde Pública (ESP), entidade a qual dirigiu quando era Secretário Executivo da Saúde do Estado. Leia abaixo a nota na íntegra.

É com profunda preocupação que, na condição de profissional de saúde, cidadão e ex-secretário da saúde do Ceará, responsável pela articulação e lançamento, em maio de 2013, da Residência Integrada em Saúde – RIS no Estado, observo a forma anti-democrática com que vem sendo tratada tão valorosa ação de formação profissional.

A destituição da professora Amanda Cavalcante Frota do cargo de coordenadora geral da Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (RIS-ESP/CE) é um duro golpe em um programa plenamente vitorioso e que vem contribuído para a consolidação do Sistema Único de Saúde no nosso Estado.

Amanda Cavalcante Frota, além de competente gestora, é figura histórica no processo de construção da RIS em todo Brasil. A sua destituição da coordenação do programa por parte do Superintendente da ESP, Salustiano Gomes de Pinho Pessoa, é lamentável sobre todos os aspectos e a falta de argumentos e justificativas plausíveis para tanto, mais ainda.

Temos consciência que o cenário político pós-golpe, vivenciado pela população brasileira, e em particular o modo como o SUS vem sendo tratado pelos atuais governantes de Brasília tem como consequência o enfraquecimento das instituições, da democracia, e vem levando à tentativa de calar e perseguir as entidades e os profissionais que ousam denunciar e desafiar o status quo reinante.

Não podemos silenciar e aceitar tacitamente que no nosso querido Ceará, com tradição progressista e defensor intransigente dos princípios e diretrizes do SUS e de projetos pedagógicos avançados, como o da RIS e da formação profissional, sofra retrocessos por questões políticas e de patrulhamento ideológico de professores e alunos.

Amanda Frota representa o SUS que sempre sonhamos, democrático, comprometido com a liberdade e com a formação de profissionais de consciência crítica e envolvidos com os mais pobres e com a saúde pública. O afastamento da coordenadora foi um ato truculento e que só aumenta e estimula o clima de intolerância vivido no país.

Por isso, apelamos para o bom senso e solicitamos dos responsáveis pela Escola de Saúde Pública, pela Secretaria de Saúde e pelo Governo do Estado do Ceará que revejam a substituição da Dra. Amanda Frota e a faça retornar para o cargo de Coordenadora Geral da RIS, pois ela já provou que tem compromisso e competência para a função.

Arruda Bastos é médico, professor universitário, ex-secretário da Saúde do Ceará e um dos coordenadores do Movimento Médicos pela Democracia.

pab

One thought on “Ex-secretário da saúde do Ceará divulga nota de apoio à RIS e à Amanda Frota

  1. Nós Profissionais de Saúde entendemos ser o Médico Arruda Bastos a pessoa mais apropriada para esclarecer ao povo cearense. Eu, particularmente, achei de grande valia os esclarecimentos feitos nesta nota assinada pelo Dr Arruda Bastos e concordo que os golpistas estão desmontando o SUS. Está na hora do povo e , principalmente, os Profissionais de Saúde saberem da verdade! Parabéns , Arruda Bastos por sua coragem e sua luta que tanto enobrece aos médicos e ao povo cearense!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *