Home > Blog > Meu irmão de fé e amigo camarada. Por Arruda Bastos

Meu irmão de fé e amigo camarada. Por Arruda Bastos

No último dia 5 de setembro, comemoramos o dia do irmão. Quando falamos de irmão, podemos nos referir tanto ao filho dos nossos pais – nosso irmão consanguíneo quanto também àquela pessoa especial, considerada um grande amigo e que você sente como se fosse um membro da sua família.

Para o cristão, os “irmãos” são todos os nossos “próximos” que, diante da doutrina divina, são “filhos” de Deus, que é nosso Pai. No Brasil, não há um registro oficial da comemoração da data. O dia comemorativo é de iniciativa da Igreja Católica, que homenageia conjuntamente o aniversário de morte de Madre Teresa de Calcutá.

No meu escrito de hoje, vou procurar tratar dessaspessoas tão especiais nas nossas vidas, que são os irmãos, valendo-me de uma paródia que fiz da música “Amigo” de Roberto e Erasmo Carlos, que foi destaque no disco lançado pelo “Rei” em 1977. Na época, Roberto comemorava o seu vigésimo álbum de estúdio na gravadora CBS e o disco vendeu mais de dois milhões de cópias no Brasil.

Na minha paródia, faço pequenas alterações e inverto algumas palavras, ficando assim: Você meu irmão de fé, meu amigo camarada / Irmão de tantos caminhos e tantas jornadas / Aquele que está do meu lado em qualquer caminhada / O seu coração é uma casa de portas abertas / Irmão, você é o mais certo das horas incertas.

Você meu irmão de fé, meu amigo camarada / Sorriso e abraço festivo da minha chegada / Você que me diz as verdades com frases abertas / Irmão,você é o mais certo das horas incertas / Não preciso nem dizer / Tudo isso que eu lhe digo / Mas é muito bom saber / Que você é meu irmão e que eu tenho um grande amigo.

Agradeço a Deus pelos irmãos que tenho, pois,como sabemos, podemos escolher nossos amigos,mas não os irmãos. O irmão é o melhor amigo que não tivemos que escolher e amigo de todas as horas, parceiro na alegria e na dificuldade, sempre com palavras de carinho, conforto e incentivo, é realmente uma benção

Voltando à música de Roberto Carlos, digo que a estrofe que mais encarna o sentimento de um irmão verdadeiro é: “Às vezes em certos momentos difíceis da vida / Em que precisamos de alguém pra ajudar na saída / A sua palavra de força, de fé e de carinho / Me dá a certeza de que eu nunca estive sozinho”.

Aconteça o que acontecer, sempre amar nossosirmãos e abrigá-los em num lugar especial do coração deve ser nossa missão. Devemos também criar os nossos filhos para que eles sejam excelentes amigos, pois irmãos nunca deixarão de ser.

Para concluir, que tal aproveitar a oportunidade para ligar e se reconciliar com seu irmão que, por algum motivo, você tem uma relação estremecida ou vice-versa, afinal o dia do irmão deve ser todos os dias e seus pais, quer ainda na terra quer em outra dimensão se alegrarão com isso. Feliz dia do irmão!

Arruda Bastos é médico, professor universitário, membro da Sociedade de Médicos Escritores e um irmão amigo e parceiro. 

Arruda Bastos
Médico, professor universitário dos cursos de Medicina e Enfermagem, especialista em Gestão em Saúde e Saúde Pública, escritor, radialista, ex-Secretário da Saúde do Estado do Ceará e coordenador do Movimento Médicos pela Democracia.
http://www.portalarrudabastos.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *