Home > Blog > Policlínicas Regionais do Ceará: projeto de Ciro para o Brasil. Por Arruda Bastos

Policlínicas Regionais do Ceará: projeto de Ciro para o Brasil. Por Arruda Bastos

Estamos em uma nova campanha eleitoral para Presidente, Senador e Deputados Federais e Estaduais. É mais uma festa da democracia e a oportunidade de avançarmos na implantação de projetos para melhorar a vida do nosso povo.

No que toca à saúde, a proposta do candidato Ciro Gomes de levar a nossa experiência da rede de Policlínicas Regionais dos Consórcios Públicos para todo Brasil é a melhor de todas. O projeto é uma verdadeira revolução para a atenção à saúde especializada e um exemplo bem sucedido para o SUS de qualidade que desejamos.

Para resgatar um pouco da história das Policlínicas, vamos retroagir ao ano de 2007, quando do início da primeira gestão do governador Cid Gomes. Naquela época, eu, como Secretário Executivo da Saúde, e meu camarada João Ananias, como Secretário da Saúde do Estado, tocamos, conjuntamente com outros valorosos gestores da SESA e a batuta do governador, o maior programa de interiorização da saúde do Ceará de todos os tempos. Para financiar parte do programa (e graças à credibilidade do governo estadual) contamos com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

O projeto constava da construção e implantação de uma rede de 22 Policlínicas, 18 CEOs (Centros de Especialidades Odontológicas), 03 Hospitais Regionais, além de outros componentes de gestão e governança. Hoje, essa iniciativa tem o reconhecimento internacional e, no que concerne às Policlínicas, já é uma experiência replicada em diversas outras unidades da nossa federação, todas elas no modelo também inovador de gestão do Ceará dos Consórcios Públicos de Saúde.

No meu período de Secretário Executivo, participei diretamente da concepção, execução e da construção dos equipamentos do projeto. Quando assumi o posto de Secretário da Saúde do Estado em 2010, tive a honra de inaugurar com Cid um grande número dessas unidades que, como falei, fazem parte de uma verdadeira revolução que está em curso na saúde do Ceará.

Para quem não conhece as nossas Policlínicas, esclareço que são equipamentos de saúde excepcionais. Oferece atendimento nas principais especialidades médicas, composto de parque tecnológico completo e de última geração para realizar exames só encontrados nos melhores clínicas da capital. Disponibiliza, ainda, exames laboratoriais, endoscópicos, gráficos e de imagem, além de serviços nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição e muito mais. Policlínica é tudo de bom no que diz respeito à atendimento de saúde, pertinho de casa e com hora marcada.

A primeira Policlínica Regional inaugurada foi a de Tauá, na região dos Inhamuns, no dia 24 de setembro de 2010 e, logo depois, com o Governador, inauguramos mais de 10 Policlínicas, 02 Hospitais Regionais (o do Cariri, em Juazeiro do Norte e o Norte, em Sobral) e um grande número de CEOs em todas as regiões do estado. Na segunda gestão do governador Cid, e continuando na condição de Secretário, implantamos e inauguramos diversas outras unidades.

Para concluir, digo que fiz toda esta digressão para fazer justiça à excelente e comprometida equipe da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, às prefeituras municipais, aos demais órgãos do governo, ao nosso ex-governador Cid, que hoje lidera as pesquisas para Senador e que capitaneou todo o projeto, e ao candidato à Presidente, ex-ministro e ex-governador, Ciro Gomes, que me sucedeu como secretário da saúde e que, agora, com muita competência, inclui como destaque no seu programa de governo as Policlínicas Regionais. Parabéns, Ciro!

Arruda Bastos é médico, professor universitário, ex-secretário da Saúde do Ceará, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores do Ceará e membro do Movimento Médicos pela Democracia.

Arruda Bastos
Médico, professor universitário dos cursos de Medicina e Enfermagem, especialista em Gestão em Saúde e Saúde Pública, escritor, radialista, ex-Secretário da Saúde do Estado do Ceará e coordenador do Movimento Médicos pela Democracia.
http://www.portalarrudabastos.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *