Home > Blog > Arruda Bastos: Meus bem vividos 23.376 dias

Arruda Bastos: Meus bem vividos 23.376 dias

Depois de escrever a crônica “Vizinhos de Útero” e muitas outras alusivas à família, aos filhos, aos netos, a minha querida esposa Marcilia e a minha irmã gêmea, Noemi, fiquei com dificuldade de encontrar um novo mote para agora, quando completamos 64 anos, expressar todo nosso amor e agradecimento a Deus.

Para iniciar e na busca de inspiração, realizei algumas pesquisas e encontrei que o dia 19 de janeiro de 1955, data em que eu e Noemi viemos ao mundo, na casa da Avenida João Pessoa 4557, residência dos nossos pais, no Bairro Damas, em Fortaleza, foi uma quarta-feira, de lua em quarto minguante. Agora, em 2019, estamos ficando experientes ao completarmos 23.376 dias de vida.

Continuando ainda a pesquisar, descobri que no dia 19 de janeiro nasceram inúmeros ilustres vultos da história do Brasil e da humanidade. Ficando só na música brasileira, podemos citar o nascimento de Nara Leão, uma das grandes interpretes da Bossa Nova; no futebol, Fio Maravilha, um dos maiores ídolos do Flamengo; e para contrastar, é a data de falecimento de uma das maiores cantoras do Brasil: Elis Regina, aos 36 anos de idade.

A pesquisa não ajudou muito, então, como nasci de uma gestação gemelar, passei a fazer uma analogia às bodas de um casamento, pois os gêmeos que, como escrevi, são “vizinhos de útero” tem a oportunidade de, ainda no ventre materno, selarem muito cedo sua união de amor eterno com seu irmão, de forma semelhante a um casal no altar, ao ouvir que “o que Deus uniu o homem não separa”.

Seguindo esse raciocínio, conclui que estamos comemorando bodas de Rodocrosita, a pedra que emana o amor, que é a maior energia do universo. Ela é também a pedra do equilíbrio e sua força vem dos corpos celestiais repletos de luz, o que nos proporciona alcançarmos a cada dia um novo mundo para nossas vidas, sempre com amor, alegria e felicidades, justamente o que rogamos a Deus no dia de hoje.

Não conformado com os achados, passei para o zodíaco e a estudar o nosso signo que é o de Capricórnio, regido pelo elemento terra. Isso me fez perceber de onde vem nossa postura de pés no chão, pouco voadores, realistas e vistos como práticos. Preferimos viver o que é certo e seguro do que nos jogarmos em aventuras, por isso os capricornianos, como nós, são conhecidos pelo bom senso e seus objetivos sempre claros.

Ainda não satisfeito, resolvi fechar os olhos e passar a refletir sobre a origem de tanto amor. Foi ai, então, que finalmente encontrei a inspiração que procurava. Eu e Loló, fomos abençoados por Deus, por nossa vida, por nossa família e por termos entrelaçado nossos corações com Marcilia e Rômulo, nossas almas gêmeas e eternos namorados.

Depois dessa reflexão, no momento seguinte, já com a alma saciada e cheia de alegria, resolvi abrir os olhos, procurar um álbum da família e comtemplar, com satisfação, as fotos dos frutos do nosso amor: Bruno, Lia, Lívia e Lilia, meus filhos; e, em uma outra, os da Noemi: Márcio, Melissa, Marcela e Mateus, todos pedras preciosas. Continuando, encontrei a dos netinhos Letícia, Levi, Lucca e Lara, meus pimpolhos, e Lucas, Isis e Melina, os da Loló. Netos são mesmo anjos enviados por Deus para nos fazer felizes, não é mesmo?

Concluindo, digo que nesse 19 de janeiro de 2019 só nos resta elevarmos nossas preces para agradecermos a Deus e a Nossa Senhora por todas as graças, por nossos santos pais, César Bastos e Maria de Lourdes, que com muito amor e carinho nos criaram, pelos nossos irmãos, por nossas respectivas famílias e por tantos amigos, ao mesmo tempo que pedimos a dádiva de convivermos com todos por muitos múltiplos de 23.376. Obrigado a todos!

Arruda Bastos é médico, professor universitário, escritor e membro da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores.

Arruda Bastos
Médico, professor universitário dos cursos de Medicina e Enfermagem, especialista em Gestão em Saúde e Saúde Pública, escritor, radialista, ex-Secretário da Saúde do Estado do Ceará e coordenador do Movimento Médicos pela Democracia.
http://www.portalarrudabastos.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *