Home > Destaque > Policlínica recebe especialistas portugueses em visita de cooperação técnica

Policlínica recebe especialistas portugueses em visita de cooperação técnica

Nesta semana, 24 a 27 de setembro, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) recebeu a visita dos médicos de família José Luís Biscaia e Antonio Pereira. A visita trata-se de uma cooperação técnica entre Ceará e Portugal, cujas ações estão relacionadas às experiências do planejamento e implementação da contratualização dos serviços de saúde e um novo modelo de gestão moderna, transparente e integrada.

Os portugueses conheceram de perto unidades de saúde regionais do Governo do Ceará, como policlínica e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), e participaram de reuniões. Foram discutidos assuntos relacionados à regionalização, contratualização de serviços, metas, indicadores, qualificação da Atenção Primária da Saúde (APS) e governança.

Baturité

Nesta quinta-feira, 26, os médicos portugueses estiveram em Baturité, acompanhados do secretário executivo Marcos Gadelha e gestores da Sesa. Durante a visita, eles conheceram a Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRES), a estrutura e o funcionamento da Policlínica Regional Dr. Clóvis Amora Vasconcelos e da CEO Regional José Marcelo de Holanda. “Parabéns pelo que fizeram. Vocês são líderes no que fizeram. Usarei exemplos em Portugal”, disse Luís Biscaia, em reunião com gestores da policlínica e do CEO. Eles também conheceram a Unidade Básica de Saúde da Família Theotonio de Abreu Cardoso – PSF Manga e a Unidade de Pronto Atendimento Dr. Antônio Carlos dos Santos Oliveira (UMPA 24h), ambas de gestão municipal.

Participaram da visita técnica o prefeito e presidente do consórcio, Assis Arruda; a presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/ CE), Sayonara Cidade; a secretária municipal de saúde, Cláudia Coelho; a coordenadora da 4ª CRES, Fátima Ferreira; o diretor clínico da Policlínica Regional e ex-secretário da saúde do Ceará, Arruda Bastos, e a diretora do CEO Regional, Auxiliadora Bessa.

pab

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *