Home > Destaque > Série A: Fortaleza e Ceará empatam na rodada 34

Série A: Fortaleza e Ceará empatam na rodada 34

Como se sabe e prefiro lembrar sempre aqui na coluna, não existe apenas uma forma de calcular a projeção para uma equipe não ser rebaixada para a Série B do Campeonato Brasileiro. Assim, leve em consideração essa informação na leitura que segue.

A rodada 34 da Série A será encerrada nesta segunda-feira, 25, com um jogo fundamental para a briga contra o rebaixamento: CSA x Fluminense. Após esse jogo, todas as 20 equipes terão só mais quatro rodadas para atuar.

A projeção para Fortaleza (43 pontos, 12o. lugar), Ceará (37 pontos, 15o. lugar) ou qualquer outro clube hoje fora da zona de rebaixamento ficar na primeira divisão está em 41 pontos, tomando como base os 35.4% de aproveitamento do Fluminense, o primeiro time no Z-4, ou o aproveitamento do Cruzeiro, 35.3% (entrará no Z-4 caso o clube do Rio ao menos empate contra o CSA).

Ocorre que a base para o cálculo muda rodada após rodada, como temos explicado. Exatamente em função de tal fator, o estatístico e comentarista da rádio O POVO/CBN, Thiago Minhoca, tem atualizado a projeção rodada após rodada com base na média histórica de pontos e também na melhora do desempenho dos times que brigam para não cair nas cinco rodadas finais da competição, levando em conta as competições sob regulamento de pontos corridos.

“Levando em consideração o crescimento médio nas quatro rodadas finais e a classificação após a 34ª rodada (com Cruzeiro ou Fluminense abrindo a zona de rebaixamento) um time se salva com 42 ou 43 pontos no fim da competição”, avalia Minhoca.

O Ceará ainda fará dois jogos como mandante – Athletico-PR e Corinthians – e dois como visitante: Flamengo e Botafogo.

Já a tabela do Fortaleza indica os seguintes jogos em casa: Santos e Bahia; como visitante, os encontros serão diante de, Goiás e Fluminense.

Tomando como base um cenário com 43 pontos para escapar, o Alvinegro teria que somar mais seis pontos (duas vitórias) e o Fortaleza estaria salvo, porém como se trata de projeção – o que deixamos claro insistentemente – não é possível matematicamente ainda cravar que o Tricolor esteja garantido na Série A 2020, apesar da enorme proximidade. Já para a Sul-Americana restam cinco ou seis pontos para o time confirmar presença em uma competição internacional oficial pela primeira vez.

Na parte de cima da tabela, o arrasador título do Flamengo foi confirmado São 13 pontos de vantagem sobre o Santos, segundo colocado (81×68).

Classificação atual:

12. Fortaleza 43 (34 jogos)

13. Atlético-MG 41 (34 jogos)

14. Botafogo 39 (34 jogos)

15. Ceará 37 (34 jogos)

16. Cruzeiro 36 (34 jogos)

17. Fluminense 35 (33 jogos)

18. CSA 29 (33 jogos)

19. Chapecoense 28 (quase rebaixada, 34 jogos)

20. Avaí 17 (rebaixado, 34 jogos)

pab

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *